Mahjong: um dos poucos jogos milenares que ainda é extremamente popular

Iremos iniciar este site com um game que não possui, ainda, muitos fãs mas que vai ganhando pessoas que gostam de o jogar e amamentes do mesmo. Neste primeiro post iremos falar de um jogo que existe há milênios. O Mahjong.

O velho e famoso Mahjong sendo jogado em seu país de origem
O velho e famoso Mahjong sendo jogado em seu país de origem

Este teve origem na China e tem imensos fãs e jogadores em todos os cantos do planeta, o que é normal. É um jogo muito semelhante àqueles que tiveram uma influência chinesa, pois foi este o continente onde houve uma maior evolução e desenvolvimento de jogos, tornando-o muito especial hoje em dia.

A China tem uma enorme influência, em especial no Sudeste da ásia e no Oriente do mesmo continente e, como resultado, vê-se imensa gente a jogar mahjong em casa ou até mesmo na rua, onde há sítios dedicados ao jogo. Começaram a haver novas variantes do Mahjong – milhares mesmo – que tiveram origem na Ásia, devido à enorme quantidade de jogadores.

No entanto, a forma como se joga é variada de acordo com a região onde se joga ou mesmo onde a variante fora criada. Na maioria das vezes o conceito básico do Mahjong não é alterado, e continua em imensas variantes. As mais famosas são as Japonesas, as Coreanas e as jogadas em Hong Kong.

Neste vídeo em Inglês é ensinado como jogar a versão clássica com 4 jogadores


Mesmo com uma quantidade absolutamente enorme em especial na Ásia (na região Oriental) este jogo não é apenas conhecido aí, mas também em países como Singapura, Vietname, Filipinas, Tailândia, Indonésia e a Malásia, onde é bastante jogado por milhares de fãs.

Não se tem a certeza de quando começou a aparecer a base do mahjong e mesmo dos jogos em si, mas é especulado que tenha sido há cerca de 2000 anos, o que ainda é algum tempo. No entanto, apesar de se ter passado tanto tempo, o jogo Mahjong começou apenas há pouco tempo a ser reconhecido e a ter fãs e jogadores no Ocidente.

Devido a várias razões, a população chinesa, especialmente nestes séculos mais recentes, tem saído do seu país para ir viver para outros países mais longínquos e, por isso, levam sempre consigo este jogo, que sempre esteve na sua cultura.

Uma variante bastante conhecida do Mahjong é o Mahjong titans
Uma variante bastante conhecida do Mahjong é o Mahjong titans

O Mahjong foi começando a ganhar popularidade e aceitação em especialmente no Ocidente. Hoje em dia, há mesmo torneios, associações e clubes de jogadores por todo o mundo – na Europa, no Canadá e até mesmo na América, que são aqueles países que tiveram uma maior imigração da China.

Não é ainda muito conhecido no brasil, mas já vai ganhando alguma popularidade devido aos websites que vão metendo o jogo disponível gratuitamente, para que os fãs e amantes do jogo, ou mesmo para quem quer experimentar. Têm surgido associações, clubes e muito mais onde se reúnem os jogadores de Mahjong.

Há uma confusão muito geral dos clientes de pensarem que o Mahjong Solitário (como o Mahjong Titans) e o Tradicional são iguais. No tradicional, joga-se com 4 jogadores e é um jogo que teve origem na China, enquanto o Solitário é um variante do tradicional e que poderá ser jogado somente com uma pessoa. Os dois têm a característica chinesa que aparece na maioria dos jogos originários no país. Ambos estão disponíveis na internet para os apreciadores e quem quiser experimentar.

Se não conhece nenhum deles, então aconselhamos o leitor a experimentar. Não irá ficar desiludido. Se ele se manteve popular durante mais de 2000 anos, então deverá ser mesmo bom!

Se tiveres vontade de jogá-lo agora mesmo, acede aos sítios logo à seguir para se divertir de forma grátis!

Ajude-nos e compartilhe!